Conecte Conosco

Brasil

Prefeitura de Jundiaí retira bromélias de parques por conta da dengue

Publicado

em

Para combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue, a prefeitura de Jundiaí (SP) está retirando as bromélias dos parques públicos da cidade. A planta, que tem como característica acumular água no núcleo da flor, pode se tornar um criadouro do mosquito.

O único local onde a planta foi preservada foi no Jardim Botânico e, mesmo assim, com a utilização de inseticida biológico que não agride a planta nem os visitantes.

De acordo com os técnicos, por ser um espaço destinado à pesquisa, educação ambiental e conservação, as bromélias foram preservadas no Jardim Botânico. No acervo há uma coleção de bromélias com espécies brasileiras e de outros países. Toda semana é feito controle com inseticida biológico para não causar danos às plantas e aos visitantes.

Nos parques Eloy Chaves, Tulipas e Currupira, além de retirar as bromélias, os funcionários da manutenção limpam as trilhas, roçam o mato, vistoriam as latas de lixo e fazem furos nelas. Tudo para evitar o acúmulo de água e a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

De acordo com a Secretaria de Saúde, Jundiaí tem 426 casos de dengue confirmados, sendo 307 autóctones (contraídos na cidade) e 119 importados. Os bairros com maior número de casos confirmados são: Jardim das Hortências (40), Vila Bella (28), Colônia (28), Medeiros (17), Jardim Adélia (15), Jardim Scala (13), Jardim do Lago (10), Vila Hortolândia (9), Parque Centenário (8), Jundiaí Mirim (7), Vila Aparecida (7), Vila Viotto (6), Vila Arens (6), Vila Liberdade (6) e Agapeama (6).

Os cuidados com as bromélias também devem ser tomados em casa e não apenas nos espaços públicos. De acordo com a bióloga Cláudia Longrati, mesmo que não tenha água acumulada, o mosquito da dengue pode depositar os ovos nas folhas da bromélia e eles podem durar mais de um ano. Ela lembra que a bromélia é uma planta de sombra e não há a necessidades de deixar o vaso exposto ao ar livre.

Técnicos colocam inseticidas biológicos nas bromélias do Jardim Botânico (Foto: reprodução/TV Tem)
Fonte: G1

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados