Notícias Recentes
Prefeitura distribui água para moradores de rua após onda de calor
Após dois dias consecutivos de calor intenso, a Prefeitura de São Paulo iniciou neste sábado (27/12) a Operação Altas Temperaturas (OAT). A ação consiste na entrega de água, sucos e chás gelados para as pessoas em situação de rua em cinco diferentes áreas da cidade.
A OAT é ativada sempre que a temperatura ou a sensação térmica atinge 32ºC, reunindo diversas medidas emergenciais para minimizar os impactos do calor extremo, como desidratação, mal-estar e agravamento de problemas de saúde existentes.
Entre as medidas, estão a intensificação do atendimento social nas ruas, a entrega de água potável, orientações para prevenção e o encaminhamento para serviços assistenciais disponíveis.
São Paulo registrou recordes de temperatura recentemente, chegando a 35,9 ºC no dia 25 de dezembro e a 36,2 ºC no Mirante de Santana às 15h do dia 26, a maior temperatura para dezembro desde 1961.
Este dezembro tem apresentado um volume de chuvas inferior ao esperado, o que agrava a situação dos reservatórios que abastecem a cidade. O Sistema Cantareira está com apenas 20,4% de sua capacidade, um número inferior ao observado antes da crise hídrica que afetou o estado na década passada.
A entrada de água no Sistema Cantareira está em 40% da média histórica para o mês (20 m³/s de um total esperado de 50 m³/s).
Locais de distribuição de água:
- Região Central – Praça da República e Praça Marechal Deodoro;
- Região Sul – Santo Amaro (Praça Salim Farah Maluf) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel);
- Região Norte – Santana (Rua Paineira do Campo, 943) e Vila Maria (Praça Novo Mundo);
- Região Leste – Guaianases (Rua Capitão Pucci, 38), Itaquera (Avenida Musgo de Flor com Avenida Imperador, sob o viaduto Jacu Pêssego) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella);
- Região Oeste – Lapa (Rua do Curtume, s/n, esquina com Guaicurus, ao lado do Tendal da Lapa).


Você precisa estar logado para postar um comentário Login