Mundo
Premier do Canadá vai ao México para reunião com Sheinbaum em setembro

O Primeiro-Ministro canadense, Mark Carney, fará uma viagem ao México em setembro para um encontro com a presidente mexicana Claudia Sheinbaum, informou um alto funcionário que conhece o assunto na última sexta-feira.
O encontro acontece em um momento em que os países vizinhos dos Estados Unidos enfrentam tarifas impostas pelo governo americano e se preparam para a revisão do acordo de livre comércio trilateral programada para o próximo ano.
O funcionário confirmou a visita, pedindo para não ser identificado, já que não tinha autorização para discutir o tema publicamente.
Recentemente, Carney enviou sua ministra das Relações Exteriores, Anita Anand, e o ministro das Finanças, François-Philippe Champagne, para a Cidade do México. Essa delegação buscava ampliar as relações comerciais e manteve encontros com líderes empresariais canadenses e mexicanos, incluindo representantes significativos que defendem a integração econômica da América do Norte, além da infraestrutura comercial e cadeias de suprimento.
Vale lembrar que Sheinbaum esteve no Canadá durante a cúpula do G7 em Alberta, em junho.
Produtos que seguem o Acordo Estados Unidos-México-Canadá, firmado em 2020, estão isentos das tarifas dos Estados Unidos, acordo originalmente negociado pelo então presidente americano Donald Trump.
No entanto, o governo americano ainda mantém algumas tarifas específicas, as chamadas tarifas 232, que estão causando impacto. Entre elas, uma taxa de 50% para importações de aço e alumínio, e uma de 25% sobre veículos automotores.
O México é o terceiro maior parceiro comercial do Canadá, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Por sua vez, o Canadá aparece como o quinto maior parceiro comercial do México em 2024.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login