Mundo
Prêmio Nobel de Medicina anunciado durante passeio nas montanhas

Após várias tentativas de contato sem sucesso, o comitê do Prêmio Nobel conseguiu falar nesta terça-feira (7) com o cientista laureado com o Nobel de Medicina, o americano Fred Ramsdell, que estava em uma excursão ‘desconectado’ quando a notícia foi divulgada.
O pesquisador contou ao The New York Times que na segunda-feira estava finalizando um passeio de três semanas pela natureza com o telefone em modo avião, enquanto os organizadores do Nobel, jornalistas e amigos tentavam contatá-lo sem sucesso.
Foi somente por meio de sua esposa que ele ficou sabendo que havia conquistado o Prêmio Nobel de Medicina. Sua companheira notou que o telefone estava cheio de mensagens assim que recuperaram o sinal, já que o casal fez uma parada em Montana para encerrar as férias que incluíram trilhas e acampamentos nas montanhas da região.
O jornal relatou que Ramsdell tentou retornar a ligação para Thomas Perlmann, secretário-geral da Assembleia Nobel, mas já era muito tarde na Suécia. Conseguiram falar apenas na manhã desta terça-feira.
Na segunda-feira, a Sonoma Biotherapeutics, empresa onde trabalha Ramsdell, informou à AFP que o cientista estava aproveitando um momento especial em sua excursão, desconectado das comunicações.
O colega e amigo Jeffrey Bluestone, cofundador do laboratório, também não conseguiu contato com ele.
Ramsdell compartilha o prêmio com Mary Brunkow, de Seattle, Washington, e Shimon Sakaguchi, da Universidade de Osaka, Japão, por suas descobertas sobre o funcionamento do sistema imunológico.
O pesquisador, de 64 anos, revelou ao The New York Times que procura passar o máximo de tempo possível nas montanhas. Sobre a conquista, expressou-se como agradecido e honrado.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login