Mundo
Presidência de Taiwan faz exercício inédito simulando cenário de guerra com China
Nos últimos anos, a China intensificou as ameaças militares ao redor da ilha, aumentando tensão por conflito
O gabinete presidencial de Taiwan conduziu o seu primeiro exercício simulando uma escalada militar com a China, disseram várias fontes à agência de notícias Reuters, enquanto a ilha enfrenta novas ameaças militares chinesas.
Dezenas de agências governamentais, bem como grupos civis, participaram do exercício de três horas nesta quinta-feira (26), ainda segundo as fontes, que pediram anonimato.
Nos últimos anos, a China intensificou as ameaças militares, incluindo a grande concentração de forças navais neste mês e as atividades militares diárias perto de Taiwan, que Pequim reivindica como sua.
O exercício realizado dentro do gabinete presidencial na capital Taipé foi liderado pelo vice-presidente Hsiao Bi-khim e pelo secretário-geral do Conselho de Segurança Nacional, Joseph Wu, informaram à Reuters autoridades familiarizadas com a reunião.
A ação simulou cenários, incluindo a guerra de “alta intensidade” na chamada zona cinzenta da China, bem como quando a ilha está “à beira do conflito” para testar a prontidão de resposta dos escritórios do governo de Taiwan e da sociedade civil, destacou uma fonte.
O presidente Lai Ching-te advertiu que Taiwan está “correndo contra o tempo” para desenvolver capacidade de combater desastres e aumentar a “dissuasão contra um inimigo invasor”.
“A paz e a estabilidade na primeira cadeia de ilhas estão sendo desafiadas coletivamente por Estados autoritários”, destacou Lai em comunicado do seu gabinete, embora não tenha mencionado nenhum país específico.
A primeira cadeia de ilhas é um grupo de arquipélagos que se estende aproximadamente da Indonésia em um arco a nordeste do Japão, abrangendo o Mar da China Meridional e o Mar da China Oriental.
O Escritório de Assuntos de Taiwan da China não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters.
A China organizou duas rodadas de grandes exercícios militares, um em maio e outro em outubro, em torno de Taiwan neste ano para pressionar a ilha. Eles foram chamados de “Espada Conjunta – 2024A” e B, respectivamente.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login