Mundo
Presidente chileno eleito visita prisão modelo em El Salvador
José Antonio Kast, presidente eleito do Chile, esteve nesta sexta-feira (30) na megaprisão destinada a grupos criminosos em El Salvador, com o objetivo de analisar o sistema penitenciário implementado pelo presidente Nayib Bukele. A visita emocionou repórteres chilenas, que não conseguiram conter as lágrimas.
A megaprisão, conhecida como Centro de Confinamento do Terrorismo (Cecot), é uma referência na luta contra a criminalidade em El Salvador, apesar das críticas relacionadas a possíveis violações de direitos humanos.
Kast afirmou: “Trata-se de um sistema penal distinto do nosso, e queremos compreender seus métodos, sem a intenção de copiá-lo integralmente.” O Cecot abriga cerca de 15 mil detentos e é um símbolo da política de segurança de Bukele.
Acompanhado por autoridades da Presidência salvadorenha, Kast percorreu o pavilhão das celas, onde foi cumprimentado por presos vestidos com uniformes brancos. Em uma das celas, os detentos foram convidados a mostrar suas tatuagens; alguns apresentavam sinais evidentes de magreza e estavam sob intenso calor.
O impacto das condições severas da prisão foi tão forte que duas jornalistas do Chile ficaram comovidas ao deixar o local, expressando sentimentos de tristeza e angústia.
Os presos no Cecot são acusados de pertencer às violentas gangues Mara Salvatrucha (MS-13) e Barrio 18, consideradas organizações terroristas pelos Estados Unidos.
Kast destacou a importância de adquirir conhecimento em diferentes contextos: “Queremos aprender as estratégias que garantem a paz e a segurança nos países.”
Durante a visita, a segurança ao redor do Cecot foi reforçada. Bukele mantém sua política de segurança sob estado de exceção, que permite prisões sem mandado judicial — uma medida criticada por ONGs defensoras dos direitos humanos, que apontam para a detenção de pessoas inocentes.
Até o momento, quase 91 mil pessoas foram detidas sob este regime, com cerca de 8 mil liberadas por falta de provas, segundo dados oficiais.
Inaugurado em 2023, com um investimento aproximado de US$ 115 milhões (cerca de R$ 601 milhões), o Cecot ganhou destaque após os Estados Unidos enviarem imigrantes venezuelanos que ficaram no local por sete meses.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login