Mundo
Presidente chinês visita Xinjiang, região com conflitos

Xi Jinping, presidente da China, iniciou nesta terça-feira (23) uma visita rara à Xinjiang, região do noroeste do país que abriga diversos grupos étnicos, incluindo os uigures, que falam uma língua turca, segundo a agência oficial de notícias Xinhua.
Essa área, localizada no extremo oeste da China, tem sido palco de violentos incidentes que resultaram em muitas vítimas civis.
O governo chinês mantém há dez anos uma política rigorosa de segurança, alegando combater o terrorismo, mas organizações de direitos humanos denunciam essa política como uma repressão contra a minoria uigur.
Xi chegou à capital regional, Urumqi, para participar das celebrações dos 70 anos da formação administrativa da região autônoma uigur de Xinjiang, conforme informou a Xinhua.
Ao chegar, ele se reuniu com representantes de diversos grupos étnicos e expressou seu desejo de que todos trabalhem juntos para desenvolver e fortalecer Xinjiang, acrescentou a agência.
Organizações de direitos humanos acusam a China de praticar uma repressão severa contra os uigures e outras minorias muçulmanas, incluindo trabalho forçado e internamento em campos de detenção.
Por sua vez, Pequim nega essas acusações e afirma que suas ações visam conter o extremismo e promover o progresso na região.
A condição de região autônoma permite que os habitantes falem sua língua local em paralelo ao mandarim e teoricamente garante maior autonomia, mas na prática mantém um controle rígido do governo central.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login