Conecte Conosco

Notícias Recentes

Presidente da CPI quer ouvir Lulinha para esclarecer depoimento

Publicado

em

O presidente da CPI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), declarou que a comissão deseja ouvir Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha, filho do presidente Lula, para esclarecer o testemunho que envolve um suposto lobby em favor do empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS. Um pedido para convocar Lulinha será votado nesta quinta-feira na comissão.

Segundo o senador, a testemunha declarou que Lulinha teria recebido R$ 25 milhões para auxiliar em licitações relacionadas à venda de canabidiol para o Ministério da Saúde. Esse depoimento foi dado à Polícia Federal por Edson Claro, ex-funcionário do Careca do INSS. A informação foi antecipada pelo portal Poder 360. A defesa do empresário afirmou não ter conhecimento do caso, enquanto Lulinha e a pasta ainda não se posicionaram.

O presidente da CPI destacou que, conforme o depoimento, empresas foram constituídas em paraísos fiscais visando participar de concorrências que teriam sido fraudadas. Entretanto, a comissão ainda não recebeu provas para confirmar essa versão e busca mais informações para aprofundar a investigação.

— A testemunha relatou que o valor total envolvido seria de 25 milhões. As concorrências podem ter sido fraudadas e o lobby do filho do presidente teria sido contratado para essas ações. É essencial ouvi-lo para compreender o esquema e, se for o caso, absolver os envolvidos — comentou Carlos Viana.

O ex-funcionário do Careca do INSS foi entrevistado informalmente pelo presidente da comissão e o relator, Alfredo Gaspar (União-AL), em São Paulo, antes de prestar depoimento formal na Polícia Federal.

Existem registros da entrada do Careca no Ministério da Saúde, nos anos de 2024 e 2025, como CEO da World Cannabis, empresa interessada em fechar contratos na área de canabidiol. Em janeiro deste ano, o empresário teve uma reunião agendada com o então secretário-executivo Swedenberger do Nascimento Barbosa, ligado ao PT e atualmente no gabinete do Presidente da República.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados