Conecte Conosco

Mundo

Presidente da Finlândia declara início de nova era das armas nucleares

Publicado

em

O presidente finlandês, Alexander Stubb, declarou nesta segunda-feira (3) que estamos entrando em uma nova fase no que diz respeito às armas nucleares, após os Estados Unidos anunciarem recentemente que pretendem realizar novos testes atômicos.

Segundo Stubb, os conceitos de dissuasão e estabilidade estratégica entre as grandes potências estão passando por mudanças.

“Estamos agora em uma nova fase das armas nucleares, onde, infelizmente, a importância dessas armas tem crescido”, afirmou Stubb em seu discurso em Helsinque.

Na semana passada, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou planos para iniciar testes com armas nucleares, embora não tenha especificado se esses testes incluirão detonações, algo que o país não realiza desde 1992.

Este anúncio seguiu-se à declaração da Rússia sobre o teste de um novo míssil de cruzeiro movido a propulsão nuclear, o Burevestnik, e de um drone submarino nuclear.

Vale destacar que, além da Coreia do Norte, nenhum país realizou explosões nucleares nas últimas décadas, sendo que Rússia e China não realizam testes desde os anos 1990.

No domingo, Trump afirmou que países como Rússia e China fizeram testes subterrâneos não divulgados e que os Estados Unidos pretendem agir da mesma forma.

Como podemos criar uma força de dissuasão eficaz e controlar a escalada das tensões? questionou Stubb, destacando que essa é uma preocupação urgente para países pequenos como a Finlândia, que possui uma extensa fronteira com a Rússia.

A Finlândia aderiu à Otan em 2023, após a invasão da Ucrânia pela Rússia, o que marcou o fim de uma longa tradição de neutralidade militar.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados