Conecte Conosco

Mundo

Presidente da Guiana inicia segundo mandato em meio ao crescimento pela produção de petróleo

Publicado

em

O presidente da Guiana, Irfaan Ali, iniciou seu segundo mandato neste domingo, após ser oficialmente declarado vencedor das eleições da semana passada. O pequeno país sul-americano está se beneficiando da exploração de petróleo e gás em alto-mar.

A comissão eleitoral do país certificou a vitória de Ali, informando que ele obteve uma vitória expressiva, e que seu Partido Progressista Popular conquistou a maioria no Parlamento, com 36 das 65 cadeiras.

Situada entre Brasil, Venezuela e Suriname, a Guiana tem atraído a atenção internacional recentemente devido às grandes reservas de petróleo descobertas em alto-mar há cerca de dez anos, além de sua riqueza mineral. A região rica em recursos de Essequibo, administrada pela Guiana, mas reivindicada pela Venezuela, é uma fonte de tensão. Ali tem sido reconhecido por investir parte da nova riqueza do petróleo em programas sociais.

Nas eleições, Ali disputou contra o empresário de 38 anos Azruddin Mohamed, que, junto com seu pai e sua empresa exportadora de ouro, foi sancionado pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos por envolvimento em corrupção pública.

Na mesma data, os Estados Unidos parabenizaram Ali por sua reeleição, expressando desejo de colaborar com seu governo para avançar em temas de política externa, incluindo segurança energética e apoio à soberania e integridade territorial da Guiana, especialmente na região de Essequibo, segundo comunicado do Departamento de Estado americano.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados