Conecte Conosco

Mundo

Presidente da Nigéria envia Exército após massacre fatal

Publicado

em

O presidente Bola Tinubu da Nigéria ordenou o deslocamento de forças militares para uma área no centro-oeste do país, após um ataque letal que resultou na morte de pelo menos 162 pessoas na terça-feira (3). Ele apontou o grupo extremista Boko Haram como responsável pelo ataque.

Homens armados invadiram a vila de Woro, no estado de Kwara. De acordo com os relatos mais recentes, o número de vítimas fatais atingiu 162, enquanto as buscas por mais corpos continuam, conforme relatado por Babaomo Ayodeji, secretário da sucursal local da Cruz Vermelha na Nigéria.

Este ataque está entre os mais graves registrados no país nos últimos meses.

Em resposta, o presidente Bola Tinubu ordenou o envio de um batalhão do Exército para o distrito de Kaiama, no estado de Kwara, local onde os extremistas do Boko Haram atacaram aldeões indefesos durante a noite em Woro. Seu gabinete descreveu o ataque como “covarde e brutal” em comunicado divulgado na noite de quarta-feira (4).

O governador do estado, AbdulRahman AbdulRazaq, informou que 75 pessoas foram assassinadas e acrescentou que Woro resistiu firmemente a uma doutrina islâmica provocadora.

Pela manhã de quarta-feira, Sa’idu Baba Ahmed, membro da assembleia local, contou que os invasores incendiaram comércios e a residência do líder local, lamentando que o paradeiro do rei da comunidade ainda seja desconhecido.

A polícia confirmou o ataque, mas não divulgou detalhes sobre o número de vítimas.

O estado de Kwara enfrenta um aumento da violência causada por grupos armados que atacam vilarejos, sequestram moradores e espalham terror, além da crescente ameaça do extremismo jihadista. Grupos armados ativos no noroeste do país expandem suas atividades em direção ao sul.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados