Mundo
Presidente da Síria vai a Washington em novembro
O presidente sírio irá aos Estados Unidos em novembro, conforme anunciado pelo representante americano Tom Barrack neste sábado (1º). Ele também expressou a expectativa de que o líder sírio participe da coalizão global contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI).
Ao ser questionado sobre uma possível visita de Ahmed Al-Sharaa a Washington durante uma conferência no Bahrein, Barrack confirmou a viagem e manifestou a esperança de que Al-Sharaa se una à coalizão anti-EI nessa ocasião.
Essa será a primeira vez que o presidente sírio visitará a capital dos Estados Unidos e a segunda vez que estará no país, tendo participado em setembro de um encontro na sede da ONU em Nova York. Durante essa visita, ele foi o primeiro presidente da Síria em muitos anos a discursar na Assembleia Geral da ONU.
O grupo Hayat Tahrir al-Sham (HTS), anteriormente ligado à Al-Qaeda e liderado por Al-Sharaa, foi removido da lista de organizações terroristas em julho.
O presidente interino, que assumiu o poder ao derrubar Bashar al-Assad em dezembro de 2024, teve sua primeira reunião com o então presidente dos EUA, Donald Trump, em maio, durante encontro em Riade, na Arábia Saudita. Na ocasião, Trump prometeu suspender as duras sanções econômicas impostas à Síria.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login