Mundo
Presidente da Venezuela anuncia diálogo diplomático com EUA
Delcy Rodríguez, presidente interina da Venezuela, conversou por telefone nesta sexta-feira (9) com os líderes do Brasil, da Colômbia e da Espanha para declarar que seu governo pretende enfrentar o que chamou de “agressão criminosa” dos Estados Unidos pela via diplomática.
Diversos países repudiaram o ataque militar americano em Caracas e nas cidades vizinhas, ação que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro.
Delcy Rodríguez comunicou que reuniu-se virtualmente com Luiz Inácio Lula da Silva, Gustavo Petro e Pedro Sánchez para tratar do grave ataque ilegal e ilegítimo sofrido pela Venezuela em 3 de janeiro.
Ela ressaltou que a Venezuela continuará a responder essa agressão por meio do diálogo diplomático, e informou que está recebendo uma comissão dos Estados Unidos, avaliando a possibilidade de restabelecer relações diplomáticas com Washington.
Os líderes defenderam o progresso em uma agenda ampla de cooperação bilateral que preze pela soberania e pelo diálogo.
Delcy Rodríguez agradeceu ainda a Lula e a Sánchez pelo posicionamento contra a agressão à Venezuela.
Em comunicado separado, agradeceu ao xeque Tamim bin Hamad Al Thani, emir do Catar, pela disposição em ajudar a construir um canal de diálogo entre os Estados Unidos e a Venezuela.
O Catar tem atuado como mediador durante anos nas negociações entre os dois países. Após o ataque, o governo catariano reiterou sua oferta de mediação, reforçando a importância de resolver as controvérsias por meio do diálogo.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login