Conecte Conosco

Economia

Presidente do BoJ alerta escassez de trabalhadores e alta nos salários no Japão

Publicado

em

Kazuo Ueda, presidente do Banco do Japão (BoJ), falou neste sábado (23) sobre o aumento dos salários e a falta de trabalhadores, considerando isso um dos maiores desafios econômicos do país. O pronunciamento foi feito em um discurso preparado para o Simpósio de Jackson Hole, nos Estados Unidos.

Ueda destacou que o crescimento da participação na força de trabalho ajudou a reduzir o impacto da mudança demográfica, especialmente com a maior integração de mulheres e idosos no mercado de trabalho. “A taxa de participação das mulheres entre 15 e 64 anos chegou a 78% em junho de 2025 — acima dos cerca de 60% no começo dos anos 2000”, afirmou.

Segundo o presidente do BoJ, as transformações demográficas iniciadas nos anos 80 estão agora levando à escassez de trabalhadores e a uma pressão contínua sobre os salários. Essas mudanças também estão causando ajustes importantes na oferta econômica, com mais mobilidade, maior participação e substituição de capital por trabalho.

“Esses fatores vão tornar a relação entre o mercado de trabalho, salários e preços mais complexa. Vamos acompanhar esses fatos de perto e usar essa análise na formulação da política monetária”, declarou Ueda.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados