Conecte Conosco

Mundo

Presidente do Chile chama Maduro de narcoditador

Publicado

em

José Antonio Kast, presidente eleito do Chile, chamou Nicolás Maduro de “narcoditador” nesta terça-feira (16). Ele afirmou que não se preocupa com as advertências do líder venezuelano sobre suas políticas migratórias.

Kast teve seu primeiro confronto público com Maduro dias depois de ganhar a eleição com 58% dos votos, contra a candidata de esquerda Jeannette Jara.

Ele qualificou Maduro como um ditador ligado ao tráfico de drogas, mencionando que o líder venezuelano enfrenta dificuldades devido à pressão internacional, especialmente dos Estados Unidos, por causa da exportação de drogas ilegais.

Maduro respondeu ao aviso de Kast dizendo que, embora ele possa ter opiniões extremas, como ser seguidor de Hitler ou apoiar Pinochet, os venezuelanos devem ser respeitados e qualquer ataque a eles será repreendido.

Kast prometeu deportar quase 340 mil migrantes irregulares no Chile, a maioria venezuelanos, associando o aumento da criminalidade à migração ilegal e a grupos criminosos estrangeiros, como o Tren de Aragua, apontado como uma organização terrorista pelos EUA.

Maduro declarou que os venezuelanos têm direitos e aconselhou seus compatriotas a voltar para a Venezuela.

José Antonio Kast assumirá o cargo em 11 de março, sendo o primeiro presidente de direita desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet, há 35 anos.

Filho mais novo de uma família de dez irmãos, Kast é descendente de alemães que emigraram para o Chile. Investigações em 2021 revelaram que seu pai foi associado ao partido nazista durante a Segunda Guerra Mundial, embora Kast alegue que ele foi recrutado à força pelo exército alemão e negue qualquer relação com o nazismo.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados