Conecte Conosco

Mundo

Presidente do México vai visitar feridos de acidente de trem com 13 mortos

Publicado

em

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, viajará nesta segunda-feira (29) para o estado de Oaxaca, no sul do país, com o propósito de visitar os feridos de um acidente ferroviário que resultou na morte de 13 pessoas, ocorrido após o descarrilamento de um trem interoceânico inaugurado em 2023.

O trem, que transportava 241 passageiros e nove tripulantes, descarrilou no domingo durante sua rota pelo Corredor Interoceânico, um projeto de infraestrutura significativo do governo do ex-presidente Andrés Manuel López Obrador (2018-2024), que conecta a costa do Pacífico ao Golfo do México.

Durante a coletiva matinal de imprensa, Sheinbaum informou que a Procuradoria-Geral e a Agência Reguladora do Transporte Ferroviário estão conduzindo uma investigação detalhada para determinar as causas do acidente.

O descarrilamento aconteceu às 9h28 locais (12h28 em Brasília) na linha Z da ferrovia interoceânica, a aproximadamente 80 km da cidade de Salina Cruz, de onde o trem partiu. Raymundo Morales, ministro da Marinha, explicou que uma das locomotivas saiu da linha, causando o descarrilamento de quatro vagões.

O primeiro vagão caiu a uma profundidade de 6,5 metros, o segundo ficou parcialmente suspenso, enquanto os outros dois não sofreram danos significativos, conforme informou Morales durante a coletiva em Oaxaca.

O ministro acrescentou que a ferrovia utiliza uma caminhonete exploradora, que percorre os trilhos antes da partida do trem para detectar qualquer problema. Na última inspeção, foi verificado que os trilhos estavam em boas condições.

Imagens publicadas na mídia local mostram o interior de um dos vagões após o acidente, com passageiros pedindo socorro, embora a autenticidade desses vídeos não tenha sido confirmada pela AFP.

Desde sua inauguração, a ferrovia interoceânica transportou 114.828 passageiros, com uma média de 245 pessoas por viagem.

O retorno dos trens de passageiros no México, após décadas, foi uma realização marcante do governo López Obrador, que também desenvolveu o controverso Trem Maia, transitando pela Península de Iucatã, criticado por ambientalistas por passar por áreas de floresta.

Apesar do transporte de passageiros, a principal função da ferrovia interoceânica é o transporte de mercadorias, idealizado pelo antecessor de Sheinbaum como uma alternativa ao Canal do Panamá.

Desde setembro de 2023, a ferrovia já movimentou 952.096 toneladas de carga, conforme indicado pelo ministro da Marinha.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados