Mundo
Presidente do Peru visita ilha em disputa na Amazônia e adverte Colômbia
Dina Boluarte, presidente do Peru, realizou na última sexta-feira (15) uma visita à ilha amazônica que tem gerado controvérsia entre ela e o presidente da Colômbia, Gustavo Petro. Durante a visita, ela afirmou que o Peru não abrirá mão da soberania sobre essa região.
Os dois países, Colômbia e Peru, têm uma longa disputa sobre seus limites na região do rio Amazonas, onde o curso do rio muda frequentemente, criando novas ilhas. O governo peruano entende que a ilha Santa Rosa apareceu devido à diminuição do nível das águas do rio e é uma extensão da ilha Chinería, pertencente ao Peru. A população local, que é inferior a três mil pessoas, é considerada peruana.
Dina Boluarte declarou na praça principal da ilha, situada a mais de mil quilômetros da capital do país, que a soberania do Peru sobre a ilha não está em discussão.
Segundo ela, o presidente colombiano tem feito declarações e tomado atitudes inaceitáveis que prejudicam as relações amistosas entre as duas nações. Ela enfatizou que o Peru não irá ceder nem um pedaço do seu território.
A fronteira entre os dois países foi definida há cem anos por acordos internacionais, segundo o Peru. Mas a Colômbia contesta alegando que a ilha foi formada depois dessa delimitação e ainda não foi atribuída a nenhum dos dois países.
A tensão aumentou em julho de 2024, quando o Peru enviou um protesto ao governo colombiano após um oficial da Colômbia chamar a presença peruana de “ocupação irregular”.
No mês passado, o Peru criou oficialmente o distrito de Santa Rosa de Loreto, o que levou a um protesto do presidente colombiano Gustavo Petro em 7 de agosto. Desde então, diversos incidentes têm prejudicado a relação entre os países na região.
Para tentar resolver a questão, representantes diplomáticos do Peru e da Colômbia se encontrarão em Lima nos dias 11 e 12 de setembro para negociar assuntos relativos à fronteira entre os países.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login