Conecte Conosco

Notícias Recentes

Presidente do TSE alerta sobre aumento de falsas informações nas eleições

Publicado

em

Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), destacou nesta terça-feira (27) o aumento da circulação de informações falsas com a chegada das eleições de 2026, utilizadas com intenções maliciosas para minar a confiança e influenciar a escolha livre dos eleitores.

Ao iniciar um seminário sobre desinformação, segurança e comunicação no processo eleitoral, a presidente ressaltou que as tecnologias em si não são prejudiciais, mas o uso inadequado delas pode causar danos.

“Sem dúvida, as tecnologias podem influenciar negativamente as eleições ao manipular a vontade livre dos eleitores por meio de falsas informações amplamente divulgadas”, explicou.

Em outro momento, Cármen Lúcia criticou pessoas que tentam interferir na vontade do eleitor para direcionar os resultados eleitorais.

“A dúvida mina as bases democráticas do processo eleitoral”, afirmou a presidente.

Ela enfatizou a importância de garantir que a eleição seja um momento no qual cada eleitor e eleitora possa escolher seus representantes livremente, sem sofrer pressão externa ou ataques à sua liberdade de escolha.

Cármen Lúcia também pediu calma na luta contra a desinformação.

“O processo eleitoral precisa ser realizado de forma íntegra e tranquila, sem gerar tumultos ou violência”, destacou.

A presidente do TSE fez seu pronunciamento na abertura de um seminário da Justiça Eleitoral voltado para servidores dos Tribunais Regionais Eleitorais, que se preparam para o ciclo eleitoral deste ano.

Cármen Lúcia continuará à frente da Justiça Eleitoral até agosto, quando passará o comando para o ministro Nunes Marques.

Eleições 2026

O primeiro turno das eleições de 2026 ocorrerá em 4 de outubro, com o segundo turno, se necessário, marcado para 25 de outubro. Neste ano, o eleitorado escolherá presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais ou distritais.

No momento, o TSE realiza uma consulta pública para definir as regras eleitorais, que devem ser aprovadas até 5 de março. Entre os assuntos em discussão estão o combate à desinformação e o uso de tecnologias como Inteligência Artificial (IA) nas campanhas eleitorais.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados