Mundo
Presidente interina da Venezuela elogia Lula e critica Bolsonaro
A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, já expressou suas opiniões em redes sociais sobre eventos políticos recentes no Brasil. Filiada ao regime chavista, ela demonstrou apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e fez críticas aos ex-presidentes Jair Bolsonaro (PL) e Michel Temer (MDB).
No último sábado, dia 3, o Supremo Tribunal da Venezuela decidiu que Delcy assumisse temporariamente a presidência do país, após a captura do ditador Nicolás Maduro pelos Estados Unidos. Ela tomou posse na segunda-feira, dia 5.
Em outubro de 2022, logo após a vitória de Lula nas eleições brasileiras, Delcy Rodríguez comemorou o resultado nas redes sociais: “Viva Lula! Viva o grande povo do Brasil, que abre novas possibilidades para a América Latina!”.
Ela também ironizou a derrota de Bolsonaro, dizendo que ele havia “se envolvido com a Venezuela”. Na ocasião, Delcy compartilhou uma imagem com líderes do Grupo de Lima, criado em 2017 para coordenar pressão contra o governo venezuelano, marcando com um “X” os presidentes que não conseguiram se reeleger ou eleger sucessores.
Em dezembro de 2019, Delcy criticou a decisão do governo Bolsonaro de conceder status de refugiado a cinco militares venezuelanos, chamando o Brasil de “refúgio para terroristas”.
No mesmo ano, comemorou a libertação de Lula em novembro, compartilhando um vídeo do presidente deixando a prisão ao lado da primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, e afirmou que a Venezuela celebrava sua liberdade.
Delcy também se posicionou contra o impeachment de Dilma Rousseff em 2016, classificando o processo como um golpe. Em 2017, durante o governo Temer, ela compartilhou uma foto do ex-presidente brasileiro ao lado da ativista Lilian Tintori, esposa do opositor venezuelano Leopoldo López, preso à época.
A publicação coincidiu com o relato de Joesley Batista, da JBS, em delação premiada, indicando que Temer teria autorizado uma operação para comprar o silêncio do deputado cassado Eduardo Cunha.
Quem é Delcy Rodríguez
Delcy Rodríguez é filha de um guerrilheiro marxista conhecido por sequestrar um empresário americano. Ela estudou parcialmente na França, especializando-se em direito trabalhista, e ascendeu no regime chavista até chegar à vice-presidência.
Apesar de pertencer a uma facção ideológica do chavismo, Delcy, de 56 anos, mantém diálogo com elites econômicas venezuelanas, investidores estrangeiros e diplomatas, apresentando-se como uma tecnocrata cosmopolita num governo majoritariamente militar e masculino.
Autoridades dos Estados Unidos ouvidas pelo The New York Times relataram que Delcy Rodríguez impressionou membros do governo Donald Trump pela forma como gerenciou as reservas de petróleo da Venezuela. Negociadores afirmaram que intermediários convenceram Washington de que ela protegeria e fomentaria futuros investimentos energéticos americanos no país.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login