Centro-Oeste
Primeira jardineira da Novacap morre aos 79 anos

Dona Damiana Maria da Silva, aos 79 anos, conhecida como a primeira jardineira da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), faleceu no último domingo (7/9). Ela teve um acidente vascular cerebral (AVC) enquanto estava em sua residência no Distrito Federal, na quinta-feira passada (4/9).
Em nota, a família declarou: “Sua existência foi como um jardim próspero, onde cada ato, palavra e sorriso se tornaram sementes de afeto, agora florescem na lembrança e no coração de todos que tiveram o privilégio de conhecê-la”.
O velório será realizado a partir das 12h30 desta segunda-feira (8/9), no Cemitério Campo da Esperança, em Taguatinga, e o sepultamento está marcado para as 15h.
Nascida em Campos Sales, no Ceará, Dona Damiana foi viúva e criou cinco filhos sozinha, deixando também dez netos e doze bisnetos.
A neta paterna e advogada, Rayane Duarte Pereira, 34 anos, contou que a avó tinha um amor imenso pela jardinagem e trabalhou na Novacap até a aposentadoria compulsória. “Ela amava o que fazia e gostava de contar que ajudou a plantar a maioria dos ipês e jardins de Brasília. Seu legado é de muito amor”, afirmou.
Dona Damiana era apaixonada pelos ipês. Após perder o esposo, chegou a trabalhar com café em Goiás antes de conseguir estabilidade em seu emprego na Novacap, onde dedicou-se ao plantio dos ipês, seu sustento principal. A casa da neta Rayane possui ipês plantados pela avó.
O presidente da Novacap, Fernando Leite, lamentou a perda: “Recebemos com profundo pesar a notícia sobre Dona Damiana. Ela sempre será um exemplo de dedicação ao Distrito Federal. Seu legado nunca será esquecido, e continuaremos seu trabalho com o mesmo amor com que ela cuidou das nossas cidades”.
Também se manifestou Raimundo Silva, ex-chefe de Dona Damiana e atual diretor das Cidades da Novacap, que destacou: “Dona Damiana foi símbolo de comprometimento e carinho pelo que fazia. Expressamos nossa sincera gratidão por sua valiosa contribuição e seu legado permanecerá vivo entre nós colegas”.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login