Mundo
Primeiro-ministro do Canadá visita México para tratar de comércio e investimentos

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, estará no México nos dias 18 e 19 de setembro para conversações sobre comércio e investimentos com a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, conforme anunciado por ela na última sexta-feira (12).
México e Canadá são parceiros importantes, juntamente com os Estados Unidos, no acordo comercial T-MEC, que o presidente americano Donald Trump deseja renegociar por considerá-lo desfavorável aos interesses dos Estados Unidos.
Sheinbaum destacou em sua coletiva de imprensa que “existe muito comércio entre México e Estados Unidos, mas também há uma significativa troca comercial entre México e Canadá no âmbito do T-MEC.”
A líder mexicana explicou que receberá o primeiro-ministro em seu gabinete na quinta-feira, seguido por uma entrevista coletiva conjunta. Na sexta-feira, Carney participará de outras reuniões na capital mexicana antes de sua partida.
Os líderes discutirão ainda os investimentos canadenses no México, que abrangem setores como mineração, gás natural e ferrovias, conforme detalhou Sheinbaum.
No início de agosto, a presidente mexicana se reuniu com o ministro das Finanças do Canadá, François-Philippe Champagne, e com a chanceler canadense, Anita Anand, para preparar a visita do primeiro-ministro.
Após esse encontro, Sheinbaum manifestou o interesse do México em expandir o comércio e os investimentos canadenses, especialmente diante das medidas tarifárias adotadas pelo governo americano.
O presidente dos Estados Unidos justifica as tarifas impostas a seus parceiros comerciais com o argumento de que México e Canadá não tomam medidas adequadas para conter a migração irregular e o tráfico de fentanil.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login