Mundo
Primeiro-ministro François Bayrou anuncia saída após voto contrário no Parlamento

François Bayrou, o primeiro-ministro francês, anunciou que deixará o cargo após a derrota na votação de confiança na Assembleia Nacional da França. A votação era crucial para resolver conflitos em relação ao orçamento, mas Bayrou não conseguiu obter o apoio necessário para continuar no governo.
A presidência da Assembleia Nacional informou que a decisão de destituir o gabinete de Bayrou foi aprovada por 364 votos contra 194.
Nomeado em dezembro de 2024 como aliado do presidente Emmanuel Macron, Bayrou assumiu o posto para enfrentar uma crise política significativa que o país enfrentava.
Antes da votação, Bayrou declarou em discurso à Assembleia: “Vocês têm o poder de derrubar este governo, mas não podem apagar a realidade. Os gastos públicos continuarão aumentando e o fardo da dívida, já alto, vai se tornar ainda mais difícil e caro de sustentar.”
Ao final do primeiro trimestre de 2025, a dívida pública da França alcançava 3,346 trilhões de euros, o que corresponde a 114% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. O pagamento desta dívida representa uma parcela significativa das despesas governamentais, aproximadamente 7% do orçamento total.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login