Mundo
Primeiro voo com migrantes deportados dos EUA chega à Venezuela após queda de Maduro
Um voo com 231 venezuelanos deportados dos Estados Unidos aterrissou nesta sexta-feira (16) no aeroporto de Caracas, o primeiro desde que as forças militares derrubaram e capturaram o presidente Nicolás Maduro.
Em 3 de janeiro, tropas americanas bombardearam a capital em uma ação que resultou na captura de Maduro e sua esposa, Cilia Flores. Ambos enfrentam acusações ligadas ao tráfico de drogas em Nova York.
Este foi o primeiro avião com bandeira dos EUA a transportar migrantes que chega ao país após o ataque militar ordenado pelo então presidente Donald Trump.
A aeronave saiu de Phoenix, no Arizona, e pousou no Aeroporto de Maiquetía, que atende a capital venezuelana, por volta das 10h30, horário local (11h30 de Brasília), conforme confirmado pela AFP.
Os deportados foram trazidos de volta ao país dentro de um programa de repatriação mantido mesmo durante o período mais tenso da crise entre os dois países enquanto Maduro estava no poder.
Ao longo do ano anterior, aviões americanos que transportavam venezuelanos em situação irregular fizeram várias viagens ao país, apesar da ação militar que Trump ordenou no Caribe desde agosto.
Em meados de dezembro, Caracas declarou que os Estados Unidos interromperam unilateralmente um voo de deportação de migrantes.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login