Mundo
Princesa Anne comemora 75 anos como figura muito querida da realeza britânica

Princesa Anne, irmã do rei da Inglaterra Charles III, celebrou seu 75º aniversário nesta sexta-feira, 15. Apesar de não haver dados exatos sobre a preferência dos britânicos para que ela fosse rainha, pesquisas recentes indicam que ela é uma das membros mais admiradas da família real.
Uma pesquisa do instituto YouGov, realizada em fevereiro de 2025, revelou que 70% dos britânicos têm uma visão positiva sobre a princesa, colocando-a logo atrás do príncipe William, filho do rei Charles III e herdeiro do trono, e de sua esposa, Catherine.
Ao invés de uma celebração tradicional, a única filha mulher da rainha Elizabeth II optou por uma comemoração discreta, navegando pelas Hébridas Ocidentais, na Escócia, ao lado de seu marido, Tim Laurence, oficial aposentado da Marinha Real.
Em junho, ela promoveu no Palácio de Buckingham um encontro especial com quase 200 representantes de mais de 100 instituições de caridade que apoia, para marcar sua proximidade com os 75 anos.
Dedicação a causas sociais
Princesa Anne é reconhecida por sua intensa atividade dentro da família real, mantendo milhares de compromissos anuais com organizações de caridade e honoríficas, nas áreas de educação, esportes e ajuda humanitária. Em 2024, ela participou de cerca de um terço de todas as atividades oficiais da realeza. Sua participação aumentou especialmente ao substituir o rei Charles III em diversas ocasiões após seu diagnóstico de câncer em fevereiro de 2024.
“Ela acredita em se manter ativa. Está aqui para trabalhar, fazer o bem e conhecer o maior número de pessoas possível”, afirmou Kevin S. MacLeod, ex-secretário da rainha Elizabeth II, descrevendo a motivação da princesa.
Amor pela equitação
O hipismo tem papel central na vida da princesa, que foi a primeira da família real a competir nos Jogos Olímpicos representando o Reino Unido, em Montreal, em 1976.
Por sua paixão pelo esporte, sofreu uma concussão cerebral e ferimentos leves na cabeça no ano passado, o que a fez ficar cinco dias hospitalizada. Quinze dias depois de alta, retornou às suas atividades.
Seu amor pelo hipismo é compartilhado pela filha Zara Tindall, medalhista de prata em concurso completo de equitação nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Zara é filha do primeiro casamento da princesa com o capitão Mark Phillips, de 1973 até 1992. Ela adotou o sobrenome do marido, Mike Tindall, ex-jogador de rugby, casado desde 2010.
A atriz Erin Doherty, que interpretou a princesa na série The Crown, declarou em 2019 ao jornal The Telegraph sua admiração pela figura: “Antes eu não conhecia a princesa Anne, mas ao pesquisar sobre ela, percebi que é uma mulher incrível e me apaixonei pela personagem”.
De acordo com o jornal The Times, citando uma fonte próxima, Anne planeja continuar sua dedicação ao trabalho até aproximadamente os 80 anos, diminuindo gradativamente suas atividades até se aposentar por completo por volta dos 90 anos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login