Conecte Conosco

Notícias Recentes

Prisão de Bacellar: entenda os motivos

Publicado

em

Entre os principais motivos para a prisão do ex-deputado Rodrigo Bacellar (União Brasil) está a perda do seu mandato parlamentar e a necessidade de preservar a ordem pública, segundo o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Bacellar foi detido em sua residência, localizada em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro.

Em novembro de 2025, o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio foi preso preventivamente sob suspeita de envolvimento com organização criminosa, mas teve sua prisão revogada em dezembro por decisão da Alerj. Nessa ocasião, o ministro Moraes substituiu a prisão por medidas cautelares, como o afastamento da presidência da Assembleia, recolhimento domiciliar noturno e uso de tornozeleira eletrônica.

Com a cassação do mandato na última terça-feira pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro julgou que haviam sido eliminados os impedimentos para revogar as medidas cautelares e decretar novamente a prisão.

Alexandre de Moraes ressaltou ainda que o ex-deputado foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por obstrução de investigação relacionada a uma infração penal envolvendo uma organização criminosa armada e participação de agente público.

De acordo com a denúncia, Bacellar teria tentado dificultar operações policiais e atrapalhar a execução de mandados contra o ex-deputado estadual Thiago dos Santos Silva, conhecido como “TH Joias”, apontado como aliado do Comando Vermelho.

Na decisão, o ministro afirmou que a prisão preventiva se justifica para garantir a ordem pública e assegurar o cumprimento da lei penal, diante de indícios de atos coordenados com o objetivo de impedir investigações.

Ele destacou a gravidade dos crimes e o risco de continuidade das atividades ilegais, considerando a ligação com a organização criminosa e a capacidade de interferência nas investigações.

Para o relator, é evidente a necessidade de prisão para garantir a conveniência da instrução criminal e interromper as ações do grupo investigado.

Execução da prisão

A Polícia Federal cumpriu a ordem de prisão nesta sexta-feira, encaminhando o ex-deputado ao sistema prisional estadual, onde ficará à disposição da Justiça. A ação faz parte da Operação Unha e Carne III. Bacellar já havia sido preso em dezembro no curso de investigação sobre possíveis vazamentos envolvendo uma operação contra o Comando Vermelho.

Os advogados Daniel Bialski e Roberto Podval afirmaram desconhecer as razões para a nova prisão, consideraram a medida inadequada e desnecessária, pois Bacellar cumpria todas as medidas cautelares. Eles informaram que irão contestar a decisão e buscar sua revogação o quanto antes.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados