Conecte Conosco

Notícias Recentes

Prisão decretada para secretário-executivo da Previdência

Publicado

em

Adroaldo Portal, secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, teve sua prisão preventiva determinada na manhã desta quinta-feira (18), durante a nova fase da Operação Sem Desconto, conduzida pela Polícia Federal. Ele é suspeito de participação num esquema nacional que envolvia descontos indevidos em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, anunciou a exoneração de Portal e afirmou que o ministério e o INSS continuarão colaborando com as investigações para recuperar os recursos desviados.

Felipe Cavalcante e Silva, procurador-federal e atual consultor jurídico do ministério, foi nomeado para assumir o cargo de secretário-executivo no Ministério da Previdência Social.

O ministro Queiroz ressaltou que o governo garante total liberdade às autoridades de controle, como a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal, para investigar todas as áreas do governo e identificar os responsáveis pelas fraudes para recuperar cada centavo desviado.

Segundo Wolney Queiroz, não houve buscas ou apreensões nas dependências do ministério, e não existia qualquer suspeita prévia sobre o envolvimento de Adroaldo Portal no esquema de descontos ilegais.

O ministro afirmou que Portal era um técnico dedicado e competente, que já atuava no ministério antes de sua chegada como secretário nacional do Regime Geral de Previdência Social.

A operação da Polícia Federal cumpriu 52 mandados de busca e apreensão, 16 mandados de prisão preventiva e outras medidas cautelares autorizadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, em diversos estados brasileiros, incluindo São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão e no Distrito Federal.

Dentre os mandados, um foi cumprido na residência do senador Weverton Rocha (PDT-MA), que declarou surpresa com a ação e se colocou à disposição para prestar esclarecimentos assim que conhecer toda a decisão.

Duarte Jr, vice-presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os descontos ilegais, explicou que convocará o senador para esclarecer os fatos com transparência e responsabilidade, destacando que a comissão não protege ninguém.

A nova fase da Operação Sem Desconto visa aprofundar as investigações dos crimes de inserção de dados falsos em sistemas oficiais, formação de organização criminosa, fraude na previdência social e atos de ocultação e dilapidação de bens públicos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados