Brasil
Prisão em SP por falsificação de bebidas
Dois indivíduos foram detidos nesta quinta-feira (8) em Rio Claro, interior de São Paulo, durante uma ação da Polícia Civil contra a falsificação de bebidas alcoólicas.
Conhecida como Operação Poison Source (Fonte do Veneno), a ação cumpriu três mandados para buscas e apreensões em uma adega e um sítio usados como local de produção ilegal de bebidas alcoólicas falsificadas em Rio Claro.
Durante as investigações, um homem de 29 anos e uma mulher de 26 anos foram presos em flagrante por crimes que envolvem a saúde pública, relações de consumo e crimes contra propriedades materiais e industriais. Segundo os investigadores, eles eram os responsáveis pela produção clandestina das bebidas.
A operação confiscou dois carros e uma motocicleta utilizadas para entregas, além de mercadorias e diversos produtos sem procedência, que eram aceitos como pagamento na venda dessas bebidas falsificadas. Também foram apreendidos R$ 72 mil em dinheiro, além de insumos e materiais usados na fabricação ilegal.
Perigo do Metanol
A polícia tem reforçado as ações para combater a falsificação de bebidas alcoólicas após os primeiros registros de contaminação por metanol, uma substância tóxica. Segundo dados do Ministério da Saúde até 5 de dezembro, pelo menos 22 pessoas morreram no ano anterior após consumir bebidas adulteradas com metanol.
Apenas no estado de São Paulo, a secretaria estadual confirmou 51 casos de contaminação por metanol, com 11 mortes. Há ainda quatro óbitos em investigação, em cidades como Guariba, São José dos Campos e Cajamar.
As autoridades também investigaram a morte de uma adolescente de 15 anos que teria consumido bebidas alcoólicas no fim do ano passado, mas a contaminação por metanol foi descartada, sem mais detalhes divulgados sobre a causa do falecimento.
O metanol é um líquido incolor, inflamável, com uso amplo em solventes, fabricação de combustíveis, plásticos, tintas e medicamentos. Ele representa um alto risco de intoxicação, podendo causar a morte mesmo em pequenas quantidades quando ingerido.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login