Centro-Oeste
Procon alerta agência por cancelar viagem de jovens católicos do Distrito Federal

A empresa Kairós Viagens e Peregrinações, localizada em Franca, interior de São Paulo, foi notificada pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) para fornecer esclarecimentos sobre a suspensão da viagem destinada a um grupo de jovens católicos de Brasília, com destino a Roma, Itália.
A companhia tem um prazo de 48 horas a partir do dia 10 de julho para explicar os processos informativos aos seus clientes e ressarcir os valores pagos, que chegam a cerca de R$ 540 mil.
O pacote incluía passagens aéreas, hospedagem e visitas a locais religiosos, totalizando um custo de R$ 18 mil por pessoa.
O Procon-SP recomendou aos consumidores que suspendam os pagamentos das compras parceladas junto às instituições financeiras responsáveis.
Detalhes da situação
Cerca de 30 fiéis das paróquias Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Carmo em Taguatinga organizavam-se há quase dois anos para participar do Jubileu da Juventude 2025 em Roma, um evento católico de renovação espiritual que ocorre a cada 25 anos, conforme anunciando pelo Papa Francisco.
O grupo, representado pelo engenheiro civil Matheus Machado, de 29 anos, economizou e se preparou para a peregrinação, respondendo ao chamado da Igreja Católica.
Em março deste ano, o grupo fechou o pacote de viagem com a Kairós Peregrinações, com saída prevista para 26 de julho e retorno após 3 de agosto, incluindo paradas em Madri, Assis e Cássia.
Na primeira semana de julho, a empresa informou aos clientes que não tinha mais condições financeiras para cumprir os contratos e que nenhuma reserva de hospedagem havia sido realizada.
Além das 30 pessoas de Taguatinga, pelo menos 38 fiéis da paróquia Santa Maria dos Pobres no Paranoá enfrentam situação semelhante, totalizando cerca de 68 pessoas prejudicadas no Distrito Federal. Outros grupos de Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Orlândia (SP) também foram afetados.
Suspensão das atividades da empresa
Nas redes sociais, a Kairós Viagens comunicou que suspendeu suas operações, lamentando a situação enfrentada pelos clientes. A empresa atribuiu a crise financeira à pandemia de covid-19 e aos conflitos em Israel, que causaram cancelamento de diversas viagens.
No comunicado oficial, a empresa explicou que um bloqueio de créditos por um credor impediu a execução da viagem do Jubileu de 2025, expressando empatia pela situação dos jovens e afirmando buscar suporte para compensar os clientes lesados.
A empresa limitou comentários em sua página nas redes sociais após as reclamações.
O Procon-SP orienta que clientes com contratos cancelados formalizem suas queixas no site do órgão e, no caso de compradores de outros estados, procurem os Procons locais, independentemente da sede da empresa.

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