Economia
Produção de carros no Reino Unido tem queda histórica no primeiro semestre

A fabricação de veículos no Reino Unido registrou uma queda significativa no primeiro semestre deste ano, alcançando seu ponto mais baixo desde 1953, desconsiderando o impacto da paralisação durante a pandemia de Covid-19. Segundo a Sociedade de Fabricantes e Comerciantes de Motores (SMMT), a produção diminuiu 7,3% nos seis primeiros meses até junho.
A apreensão sobre as tarifas nos Estados Unidos, que é o segundo maior mercado para os fabricantes britânicos, levou algumas empresas a reduzir ou até pausar suas operações no período.
Apesar de três meses seguidos de diminuição nas exportações, chegando a uma queda de 18,7% em junho, os EUA continuaram sendo o principal destino das exportações do Reino Unido, o que mostra a relevância do acordo comercial firmado entre os dois países, segundo a SMMT. Esse acordo, iniciado em 30 de junho, oferece tarifas mais baixas para veículos britânicos no mercado americano, potencialmente impulsionando o setor no futuro.
Mike Hawes, diretor executivo da SMMT, destaca que a instabilidade econômica global e as políticas protecionistas impactaram a produção automotiva mundialmente, inclusive no Reino Unido. Ele comenta que, embora os resultados sejam decepcionantes, existem fundamentos para uma recuperação e crescimento na indústria.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login