Conecte Conosco

Economia

Produção de motos cresce 17,4% e atinge melhor setembro em 14 anos, diz Abraciclo

Publicado

em

A fabricação de motocicletas cresceu 17,4% em setembro comparado ao mesmo mês em 2024, alcançando 169,2 mil unidades, segundo dados divulgados na terça-feira, 14, pela Abraciclo, que representa as indústrias de motocicletas do polo industrial de Manaus (AM). Este foi o melhor desempenho para um mês de setembro desde 2011.

Comparado a agosto, a fabricação teve uma redução de 9%.

Desde o começo do ano, já foram produzidas 1,5 milhão de motos, o que representa também o melhor resultado em 14 anos e um avanço de 13,1% em relação aos primeiros nove meses de 2024.

Esse crescimento reflete a expansão dos serviços de entrega e a preferência por veículos mais acessíveis e econômicos, tanto no consumo quanto na manutenção. No mês de setembro, oito em cada dez motos produzidas eram modelos de baixa cilindrada.

As vendas em setembro chegaram a 205,9 mil motos, 31,5% maiores do que as registradas no mesmo mês do ano anterior, e 11% superiores ao mês de agosto. Com isso, as vendas totalizaram 1,6 milhão de unidades nos nove primeiros meses de 2025, um aumento de 14,4% em comparação ao mesmo período de 2024.

A Abraciclo revisou para cima suas projeções de crescimento para este ano, após os avanços nos números de produção e vendas. A expectativa para a fabricação subiu de 7,5% para 11,5%.

Se esta previsão se confirmar, 2025 encerrará com 1,95 milhão de motos produzidas em Manaus, onde estão localizadas quase todas as fábricas do setor.

A associação também aumentou a projeção para as vendas, agora esperando um crescimento de 11,9%. A previsão aponta para 2,1 milhões de motos emplacadas. A expectativa para as exportações permanece em 35 mil motos, representando um avanço de 13%.

Marcos Bento, presidente da Abraciclo, comentou que “Estamos vivendo um período de crescimento sólido e duradouro. A motocicleta firmou-se como uma opção cada vez mais prática, acessível e adequada às novas demandas de mobilidade da população brasileira.”

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados