Conecte Conosco

Brasil

Professora brasileira é destaque mundial na educação

Publicado

em

A Varkey Foundation, organização internacional responsável pelo prêmio conhecido como o “Nobel da Educação”, entregou à professora Débora Garofalo o título pioneiro de educadora mais influente do mundo em fevereiro.

Durante uma cerimônia realizada na segunda-feira (2) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a brasileira foi agraciada com o prêmio Global Teacher Influencer of the Year, criado neste ano para homenagear professores excepcionais que utilizam as redes sociais para ampliar o aprendizado além das salas de aula.

O evento ocorreu antes da entrega do Global Teacher Prize, popularmente chamado de “Nobel da Educação”. Em 2019, Débora também foi a primeira mulher brasileira e sul-americana a chegar à final desta premiação.

Débora é formada em Letras e Pedagogia, possui mestrado em Linguística Aplicada pela PUC-SP e foi Fab Learn Fellow na Columbia University (EUA). Ela se tornou uma referência em inovação educacional ao desenvolver uma iniciativa que democratiza o acesso à tecnologia, ultrapassando os limites da sala de aula e influenciando políticas públicas em todo o Brasil.

Projeto inovador em educação

Esse reconhecimento veio a partir de um projeto de ensino de robótica utilizando sucata para alunos de escolas públicas, criado por Débora em 2015 e aplicado na rede municipal da periferia de São Paulo.

O projeto envolve jovens de 6 a 14 anos na construção de protótipos feitos com materiais reaproveitados, ensinando conceitos de montagem de motores, circuitos elétricos e programação, além de incentivar a reutilização de cerca de uma tonelada de materiais recicláveis.

Além de ganhar prêmios nacionais e internacionais, essa metodologia se tornou tema de livros escritos pela própria professora e foi adotada como política pública no estado de São Paulo, com a integração do componente de tecnologia e inovação na educação, conforme o portal Débora Garofalo Educação.

O trabalho de Débora também contribuiu para a formulação de políticas educacionais em outros estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Atualmente, ela atua como palestrante e consultora, preparando educadores e instituições para os desafios do século 21.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados