Conecte Conosco

Economia

Programa cadastra 2,5 milhões como MEI pelo CadÚnico

Publicado

em

Cerca de 2,5 milhões de indivíduos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) foram formalizados como microempreendedores individuais (MEI) após o registro no sistema. Essa informação é resultado de uma análise realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em colaboração com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

O Cadastro Único para programas sociais tem o papel de identificar e detalhar famílias de baixa renda no Brasil. Ele é o principal mecanismo do governo federal para selecionar e incluir essas famílias em programas sociais, como o Bolsa Família, o programa Pé-de-Meia, a Tarifa Social de Energia Elétrica e o Minha Casa Minha Vida, entre outros.

O estudo revela que o CadÚnico tem desempenhado um papel significativo na inclusão produtiva e na independência econômica dos beneficiários dos programas sociais do governo. Entre as 95,3 milhões de pessoas cadastradas, 4,6 milhões são microempreendedores individuais, dos quais mais de um terço (34,1%) foram atendidos pelo Sebrae entre janeiro de 2020 e julho deste ano.

Os dados mostram que os MEIs assistidos pelo Sebrae apresentam melhores indicadores de sucesso: 78,9% das empresas desse grupo estão ativas, em comparação com 61,5% entre aqueles que não receberam suporte da instituição.

A pesquisa indica ainda que a maior parte dos MEIs cadastrados no CadÚnico trabalha no setor de serviços (53,1%), seguida pelo comércio (26,5%), indústria (10,1%), construção (9,7%) e agropecuária (0,5%). Entre esses microempreendedores, 41,7% recebem o Bolsa Família e 6,4% o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os estados com maior proporção de MEIs cadastrados no CadÚnico são Amazonas (56,3%), Acre (54,8%) e Piauí (54,6%).

Colaboração entre instituições

Esses resultados fazem parte das atividades do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado em 2023 entre o Sebrae e o MDS. A iniciativa visa integrar políticas públicas que promovam a inclusão produtiva e a geração de renda para famílias em situação de vulnerabilidade social.

O acordo contempla o intercâmbio de informações do CadÚnico e do Programa Bolsa Família para facilitar o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre pequenos negócios, com o intuito de aperfeiçoar as políticas públicas direcionadas a esse setor.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados