Centro-Oeste
Programa ensina finanças para mais de 10 mil famílias no DF
Em pouco mais de dois meses, o Programa Família Resiliente, da Secretaria da Família do Distrito Federal (Sefami-DF), já ajudou mais de 10 mil pessoas com dicas para cuidar melhor do dinheiro e sair das dívidas. O projeto começou em feiras das regiões administrativas e, desde janeiro, está presente na Rodoviária do Plano Piloto, entregando informativos para quem passa pelo local.
O programa surgiu por causa do alto número de famílias com dívidas na região. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 77,2% das famílias no DF estavam endividadas no final de 2025, o que corresponde a mais de 827 mil famílias. Destas, cerca de 434 mil estavam com dívidas atrasadas, e quase 187 mil disseram que não conseguem pagar suas contas. Gastar mais do que ganha continua sendo o motivo mais comum para o endividamento.
A cartilha da secretaria mostra soluções para organizar as finanças. O microempreendedor Edson Martins destacou a importância de economizar e evitar gastos desnecessários. “É importante não pedir empréstimos e fugir de jogos de apostas online”, explicou.
O secretário da Família, Rodrigo Delmasso, ressaltou a importância do tema para o futuro das famílias do DF. “Com a informação correta e vontade de organizar o dinheiro, é possível sair das dívidas. Isso traz segurança e tranquilidade para as famílias e melhora a qualidade de vida.”
A cartilha do Família Resiliente pode ser baixada no site da secretaria no formato online.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login