Conecte Conosco

Centro-Oeste

Progresso da obra no Eixão Norte alcança 50%, previsão de término em junho de 2026

Publicado

em

A recuperação dos viadutos localizados no início do Eixão Norte, que é uma das principais vias de Brasília, está com metade do serviço concluído e a expectativa é de que a obra seja finalizada até junho de 2026.

Esses dados foram divulgados pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) ao portal Metrópoles, depois que a Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) solicitou informações a respeito do andamento das intervenções.

No dia 9 de dezembro, representantes do MPDFT visitaram o local para acompanhar o progresso dos trabalhos. Além de observar o desenvolvimento da obra, a equipe avaliou as condições de segurança e requisitou detalhes atualizados do cronograma, incluindo datas previstas para entrega.

O procurador Eduardo Sabo ressaltou que as atividades estão dentro do prazo estipulado, com previsão de liberação das pistas em março. Ele comentou que será necessário realizar intervenções na parte inferior de ambos os viadutos, mas esses serviços só poderão ocorrer após a retirada do escoramento, prevista para o fim de janeiro ou início de fevereiro.

Medidas adotadas

O MPDFT exigiu que, em até dez dias úteis, seja enviado um cronograma físico-financeiro atualizado, abrangendo a previsão para a remoção dos escoramentos e a sequência das próximas fases, especialmente no que tange aos cabos e à recuperação das lajes.

Por sua vez, a Novacap esclareceu que o projeto inclui um reforço estrutural completo, com recuperação do concreto, fortalecimento das fundações e instalação de novas armações. Segundo o órgão, as etapas são compatíveis com a estação chuvosa atual, e o cronograma permanece com expectativa de conclusão em junho de 2026.

O orçamento inicial da obra era de R$ 13,5 milhões, mas, com aditivos para o reforço estrutural, o valor atualmente alcança R$ 24,3 milhões.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados