Notícias Recentes
Projeção de cores no prédio da prefeitura causa confusão entre paulistanos

Na noite da última sexta-feira (11/7), uma projeção de cores no edifício da Prefeitura de São Paulo causou confusão entre os moradores da cidade. As luzes nas cores azul, branco e vermelho exibidas na fachada fizeram com que muitas pessoas acreditassem ser uma homenagem aos Estados Unidos, especialmente em um período de tensão diplomática desencadeada pelo anúncio do então presidente Donald Trump sobre taxações de 50% em produtos brasileiros.
Além da confusão, houve também manifestações de indignação nas redes sociais a respeito do ocorrido. Vereadora Luana Alves (PSol) chegou a supor que a projeção fosse uma homenagem aos EUA.
Contudo, a prefeitura esclareceu que a projeção é, na verdade, uma homenagem ao Dia Nacional da França, comemorado na próxima segunda-feira, 14 de julho. A iluminação atende a um pedido do Consulado Francês para destacar pontos públicos importantes da cidade.
“A ação, que também está presente no Viaduto do Chá, seguirá até segunda-feira, quando será realizado um evento do consulado no Theatro Municipal. Posteriormente, serão divulgadas fotos e curiosidades sobre a relação entre Brasil e França”, afirmou a prefeitura em nota oficial.
Dia Nacional da França
O Dia Nacional da França é uma celebração tradicional na capital paulista há pelo menos 15 anos. A data remete à tomada da Bastilha, um marco fundamental da Revolução Francesa e a primeira vitória do povo francês contra um símbolo do antigo regime.
Em São Paulo, as comemorações são promovidas em parceria entre o Consulado Geral da França, a prefeitura e o governo estadual, incluindo projeções das cores da bandeira francesa no Edifício Matarazzo, sede da prefeitura, e no Viaduto do Chá.
Além das projeções luminotécnicas, as forças policiais costumam participar das homenagens ao país europeu.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login