Conecte Conosco

Centro-Oeste

Projeto na moral celebra conclusão com 30 mil estudantes

Publicado

em

Cerca de 30 mil estudantes de 72 escolas públicas do Distrito Federal (DF) participaram na tarde desta quarta-feira (26/11) da etapa final do projeto Na Moral, o Celebra, realizada no Hípica Hall. O evento contou com palestras, apresentações artísticas e entrega de troféus.

O Na Moral é uma iniciativa social desenvolvida pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) em colaboração com a Secretaria de Educação (SEEDF) e educadoras e promotoras de Justiça. Criado em 2019, o programa tem a missão de incentivar valores como ética, bondade e honestidade, promovendo um ambiente harmonioso para estudantes e funcionários.

A cerimônia misturou homenagens e apresentações culturais, começando com a banda dos fuzileiros navais interpretando o hino nacional do Brasil. Em seguida, foi exibido um vídeo com um resumo das atividades do ano, incluindo o projeto ‘Pegue e pague’, que incentiva a honestidade ao permitir que os alunos retirem alimentos e paguem sem fiscalização. Outras iniciativas, como o ‘Desfile de Heróis’ e peças teatrais, também integraram o projeto.

A promotora de Justiça Luciana Asper Y Valdes, coidealizadora do programa, destacou que o Na Moral busca combater a corrupção investindo na transformação pessoal, incentivando sentimentos virtuosos e bons valores.

“O Na Moral foi criado para proporcionar experiências concretas nas escolas que promovam virtudes, valores e caráter”, afirmou Luciana, que revelou ao Metrópoles o desejo de ampliar o programa nacionalmente, adotando o Distrito Federal como modelo para outras regiões.

Ela enfatizou que as escolas devem ser espaços de oportunidades para reduzir a violência e destacou o caso da aluna Sara Proenço, do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 120 de Samambaia, de 14 anos, que apresentou uma moda de viola influenciada por seu avô paterno. Sara afirmou que o projeto foi fundamental para seu crescimento pessoal e seu desenvolvimento musical.

“Antes, eu era tímida, mas com o projeto aprendi a confiar em mim e a mostrar meu talento”, comentou Sara.

A mãe de Sara, Luciene Teixeira, 41 anos, expressou sua emoção ao ver a filha se apresentar após muita dedicação, ressaltando que os valores passados a ela, como a honestidade, foram essenciais.

Outros estudantes de várias escolas também participaram das apresentações. A Escola Classe (EC) 19 do Gama realizou uma dança com fitas, enquanto o Centro de Ensino Fundamental (CEF) 04 de Taguatinga encantou o público com o espetáculo teatral ‘Auto da Compadecida’.

As regionais de ensino do Gama, Santa Maria, Samambaia, Itapoã, Paranoá, Recanto das Emas, Taguatinga e Plano Piloto homenagearam as escolas que se destacaram com troféus em formato de diamante, reconhecendo o empenho no projeto Na Moral.

Além disso, as autoridades parceiras do projeto também foram agraciadas com prêmios em reconhecimento ao seu compromisso e contribuição para o sucesso da iniciativa.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados