Economia
Projeto oferece 500 vagas para jovens com bolsas mensais de R$ 500
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (FADE) abriram inscrições para um processo seletivo simplificado do programa Pronasci Juventude em Pernambuco.
Esta iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública tem como objetivo apoiar projetos que incentivam o desenvolvimento de jovens em situação de vulnerabilidade sociorracial, proporcionando oportunidades de estudo e qualificação profissional.
Cíntia Pereira, coordenadora geral do Pronasci Juventude em Pernambuco, explica que participam jovens e adolescentes que enfrentam desafios como evasão escolar, uso de substâncias, violência, moradia precária, cumprimento de medidas socioeducativas, entre outros.
Serão escolhidos 500 jovens entre 15 e 24 anos que residem nas áreas do Cordeiro, Ibura e Joana Bezerra, em Recife, e Gaibu e Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho.
Os selecionados receberão uma bolsa mensal de R$ 500 durante até 12 meses, desde que participem regularmente das atividades propostas.
O projeto inclui acompanhamento multiprofissional com especialistas em Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Direito, Redução de Danos e Articuladores Territoriais, além de oferecer oficinas de arte, cultura, esporte e lazer, atividades comunitárias e cursos profissionalizantes gratuitos, realizados presencialmente três vezes por semana.
As inscrições estão abertas desde a terça-feira, dia 9, e vão até 23 de dezembro, podendo ser feitas online via formulário do projeto. Para jovens sem acesso à internet, há pontos de apoio com computadores disponíveis em dias úteis.
A entrevista presencial acontecerá entre 5 e 30 de janeiro de 2026, avaliando o interesse, motivação, disponibilidade, situação socioeconômica e vulnerabilidade do candidato.
Locais com pontos de apoio presencial:
- Cabo de Santo Agostinho
- Gaibú – Escola Professora Maria Thamar Leite da Fonseca, das 9h às 12h e 14h às 17h
- Ponte dos Carvalhos – Centro Cultural Mestre Dié, das 9h às 12h e 14h às 17h
- Recife
- Cordeiro – CREAS Cordeiro, das 9h às 17h
- Joana Bezerra – CRAS Joana Bezerra / Coque, das 8h às 17h
- Ibura – CRAS Ibura de Baixo, das 7h às 17h
Informações fornecidas pela assessoria.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login