Conecte Conosco

Economia

Proteja sua conta Gov.br contra ataques digitais no DF

Publicado

em

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) desmantelou nesta quinta-feira (29) um grupo criminoso que invadia contas do Gov.br de servidores públicos para executar fraudes financeiras, acumulando prejuízos superiores a R$360 mil. Para prevenir esses golpes, especialistas orientam sobre como reforçar a segurança na plataforma do governo.

O vazamento de dados pode causar problemas sérios, afetando tanto a segurança financeira quanto a reputação, conforme explica o COO da Runtalent, empresa especialista em Soluções Digitais, Gilberto Reis.

“Quando informações são expostas, criminosos podem usá-las para abrir contas, solicitar empréstimos, realizar compras indevidas, além de alimentarem mercados digitais clandestinos”, destaca.

De acordo com o executivo, muitas vezes o problema não está na tecnologia, mas nos hábitos dos usuários. O uso de senhas fracas, a ausência de atualizações de software e a falta de atenção ao clicar em links são riscos comuns.

“Os golpes exploram tanto falhas técnicas quanto erros humanos. Usar senhas fortes e exclusivas para cada serviço e ativar a autenticação em duas etapas, quando disponível, são medidas simples e eficazes para proteger seus dados”, aconselha Reis.

Sandro Tonholo, territory manager da Infoblox, empresa líder em serviços de redes na nuvem e segurança, reforça que muitas falhas em ambientes corporativos poderiam ser evitadas com a atualização constante de sistemas e aplicativos, que corrige vulnerabilidades exploradas por criminosos digitais.

“Além das medidas básicas, é essencial manter uma postura ativa, com camadas extras de segurança capazes de identificar e bloquear ameaças antes que atinjam os dispositivos. Isso faz a diferença para reduzir riscos e conter ataques cada vez mais sofisticados”, completa.

Além disso, a própria plataforma Gov.br oferece funcionalidades para a proteção dos usuários. A Validação de Identidade, por exemplo, possibilita aumentar o nível da conta (Prata ou Ouro), garantindo mais segurança ao cidadão.

Esse processo ocorre via cruzamento de dados com bases governamentais existentes. Para subir de nível, a verificação é feita principalmente por reconhecimento facial (comparando sua foto com as bases da CNH ou do Tribunal Superior Eleitoral), através do login pelo Internet Banking de um banco credenciado (onde o banco comprova sua identidade ao governo), ou pelo uso de um certificado digital, assegurando que somente o titular legítimo tenha acesso a serviços e documentos sensíveis.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados