Notícias Recentes
Protesto na USP apoia soberania do Brasil e critica tarifas de Trump

Estudantes, juristas e organizações da sociedade civil se reuniram em uma manifestação pela proteção da soberania do Brasil e contra as tarifas impostas por Donald Trump, na manhã desta sexta-feira (25/7), na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP), no centro da cidade.
O evento ocorre em meio a um desentendimento entre o governo federal e o presidente dos Estados Unidos. No início do mês, o líder americano anunciou uma tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras em retaliação ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe. A medida está prevista para começar a valer em 1º de agosto.
Através de uma carta assinada por mais de nove mil pessoas até a publicação desta matéria, os participantes classificaram a decisão de Trump como um ataque desrespeitoso à soberania do país. O documento reforça que “diálogo e negociação são práticas comuns nas relações internacionais, mas violência e autoritarismo não são aceitáveis”.
“Neste momento grave, em que a soberania do Brasil é ameaçada de forma covarde, a sociedade civil se mobiliza novamente para defender a cidadania, a integridade das instituições e os interesses sociais e econômicos de todos os brasileiros”, afirma a carta.
O Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTR) também iniciou uma investigação comercial contra o Brasil, baseada na Seção 301, que autoriza a análise de práticas estrangeiras que possam prejudicar o comércio norte-americano.
A investigação inclui sistemas como o pagamento PIX e até mesmo a rua 25 de Março, conhecida pelo comércio popular. No entanto, conforme o documento apresentado no ato, a Constituição brasileira garante direitos de defesa aos comerciantes acusados, rejeitando interferências externas na ordem jurídica nacional.
“Exigimos o mesmo respeito que damos a todas as outras nações. Rejeitamos qualquer tipo de intervenção, intimidação ou ameaça que tente subordinar nossa liberdade enquanto nação democrática”, argumenta o manifesto.
O texto pode ser assinado pelo público por meio do site oficial da Soberania Nacional. A manifestação defende o projeto de país do Brasil e afirma: “Somos totalmente brasileiros”.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login