Economia
Prova discursiva do CNU ocorre hoje em diversas cidades
A prova discursiva do Concurso Nacional Unificado (CNU) acontece hoje, dia 7, em 228 municípios distribuídos por todos os estados e no Distrito Federal.
Os locais onde as provas serão aplicadas estão determinados, e os portões fecharão às 12h30 no horário de Brasília, meia hora antes do início da avaliação.
Para os candidatos do Acre, Tabatinga (AM) e da região do Alto Solimões (AM), o fechamento dos portões será às 10h30, conforme horário local. No Amazonas (Manaus), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, o fechamento acontece às 11h30, horário local.
A avaliação para cargos de nível superior será das 13h às 16h, enquanto para os cargos de nível intermediário será entre 13h e 15h, com duração reduzida.
Documentos
Todos os convocados devem consultar o cartão de confirmação para saber o endereço, sala, horário e cidade da prova.
É imprescindível apresentar documento oficial de identificação com foto, original e válido, junto com o cartão de confirmação, que pode ser impresso ou digital. Sem esses documentos, o acesso à prova não será permitido.
É recomendável verificar antecipadamente o local e planejar o trajeto considerando trânsito, obras, transporte público e condições climáticas.
É permitido portar apenas água em garrafa transparente sem rótulo, lanches leves em embalagens transparentes e silenciosas e caneta esferográfica azul ou preta, preferencialmente transparente.
Não são permitidos celulares, fones de ouvido, relógios, smartwatches, aparelhos eletrônicos, papéis soltos, anotações, livros, materiais de consulta ou acessórios de cabeça como bonés, chapéus e gorros, exceto por razões religiosas.
Os objetos pessoais devem ser guardados conforme as orientações da equipe responsável na sala.
Prova
Para cargos de nível superior, o exame consiste em duas questões, cada uma valendo 22,5 pontos, totalizando 45 pontos.
Para os de nível intermediário, será uma redação dissertativa-argumentativa, valendo 30 pontos.
A prova deve ser feita à mão, utilizando caneta esferográfica azul ou preta, e somente o texto apresentado na folha oficial será avaliado.
Espera-se clareza, objetividade e bom domínio da língua portuguesa, incluindo ortografia, coesão, coerência e estrutura textual.
Os textos podem ter até 30 linhas e serão avaliados considerando os conhecimentos específicos, que correspondem a metade da nota para nível superior, e o domínio da língua portuguesa, responsável pela outra metade. Para nível intermediário, a nota total depende exclusivamente da qualidade da escrita e da capacidade argumentativa.
O candidato deve permanecer na sala por pelo menos uma hora após o início. O caderno de questões só poderá ser retirado nos últimos 60 minutos da prova.
Candidatos
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), 42.499 candidatos foram aprovados na primeira fase, que foi a prova objetiva.
Ao todo, foram preparados 290 locais para aplicação da prova pelo país, com uma operação de logística que envolve mais de 22 mil pessoas, incluindo 11 mil das forças de segurança pública.
O Distrito Federal lidera o ranking com o maior número de aprovados, somando 8.214 candidatos classificados. Em seguida, estão o Rio de Janeiro (6.616), São Paulo (4.014), Minas Gerais (3.578) e Bahia (3.294), que juntos representam mais de 60% do total.
O Espírito Santo tem 604 candidatos aprovados, enquanto na região Sul, estas quantidades são: Rio Grande do Sul (1.007), Paraná (973) e Santa Catarina (675).
No Nordeste, a distribuição é equilibrada, com destaque para Pernambuco (2.195), Ceará (1.545), Paraíba (926), Rio Grande do Norte (1.019), Maranhão (935), Piauí (800), Sergipe (625) e Alagoas (496), tendo a Bahia como líder da região.
No Centro-Oeste, Goiás conta com 1.299 aprovados, Mato Grosso com 382, Mato Grosso do Sul com 332, além do Distrito Federal, que ocupa a primeira posição nacionalmente.
A região Norte também apresenta uma participação relevante conforme o perfil populacional de cada estado: Pará tem 1.332 aprovados, Amazonas 516, Rondônia 301, Roraima 211, Amapá 187 e Acre 121.
Este certame nacional, que já tem mais de 760 mil inscritos, disponibiliza 3.652 vagas para diversas áreas em 32 órgãos.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login