Economia
Prova Nacional Docente será realizada em todo o Brasil neste domingo
Neste domingo, dia 26 de outubro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai aplicar a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) em todo o território brasileiro. O exame, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo principal avaliar a formação e o conhecimento dos futuros professores das licenciaturas, além de ajudar estados e municípios na seleção de docentes para suas redes de ensino.
A PND conta com 1.086.914 inscritos. Para garantir uma aplicação tranquila, os participantes devem seguir as orientações e prazos estabelecidos no edital da PND 2025. São essenciais para a realização da prova levar um documento oficial com foto e uma caneta esferográfica preta, feita com material transparente.
O cronograma da aplicação é igual para todo o país: abertura dos portões às 12h, fechamento às 13h e início da prova às 13h30, horário de Brasília. O exame termina às 19h.
Os inscritos podem acessar o Sistema PND para obter o Cartão de Confirmação de Inscrição, que informa o local, a data e o horário da prova. Apesar de não ser obrigatório, o Instituto recomenda levar o cartão no dia da prova.
A avaliação é dividida em duas partes. A Formação Geral Docente tem 30 questões objetivas e uma questão discursiva, que avalia clareza, coerência, coesão, argumentação e domínio da norma padrão do português.
A segunda parte, Componente Específico, apresenta 50 perguntas de múltipla escolha sobre problemas e casos específicos da área de formação do candidato, abrangendo 17 áreas das licenciaturas.
Pedagogia é a área com o maior número de inscritos, com 560.576 confirmações. Em seguida estão Letras – português, com 73.187 inscritos, matemática com 72.530 e educação física com 65.911 confirmações.
Informações obtidas junto à Assessoria de Comunicação Social do Inep.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login