Notícias Recentes
Psicólogo é condenado a 55 anos de prisão por abusar de meninos durante sessões
Um psicólogo que atendia crianças e adolescentes do sexo masculino em Valinhos, interior de São Paulo, foi sentenciado a 55 anos e cinco meses de prisão por abusar de três pacientes. As vítimas tinham entre 11 e 13 anos quando os crimes ocorreram, em 2023 e 2024.
Segundo o Ministério Público de São Paulo, os abusos aconteceram no consultório de Rafael Ladenthin Menezes, que aproveitava os momentos em que estava a sós com os garotos para cometer os atos ilícitos. Os pais perceberam mudanças no comportamento dos filhos após as sessões e denunciaram os fatos.
A pena aplicada pelo crime de estupro de vulnerável deve ser cumprida inicialmente em regime fechado. A relação de autoridade entre o psicólogo e as vítimas contribuiu para o aumento da sentença.
Além da prisão, o profissional deverá pagar ao menos R$ 20 mil para cada vítima como compensação por danos morais.
Em nota ao Metrópoles, o advogado João Paulo Sangion, defensor de Menezes, informou que já recorreu da decisão. Conforme ele, o processo apresenta irregularidades e momentos em que o direito à defesa foi prejudicado. O recurso questiona também a quantidade da pena aplicada.
Início da investigação
A apuração dos fatos começou em julho do ano passado, quando a família de um dos menores atendidos procurou a delegacia para relatar os abusos sofridos durante as sessões. Pelo menos sete famílias deram depoimentos durante as investigações.
Uma semana após a primeira queixa, a clínica em que o psicólogo trabalhava foi alvo de busca e apreensão. A Justiça também autorizou a quebra do sigilo telefônico e acesso a mensagens do celular e notebook do suspeito.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login