Notícias Recentes
PT aciona STF contra Tarcísio e solicita investigação por obstrução judicial

O PT, através do seu líder na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), protocola ação no Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), seja investigado por possível obstrução da Justiça.
No documento, o deputado sustenta que Tarcísio teria contatado ministros do STF para tentar obter autorização para que o ex-presidente Jair Bolsonaro — que está proibido de deixar o país — pudesse viajar aos Estados Unidos. O objetivo seria um encontro com o presidente americano Donald Trump para discutir a suspensão de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.
Bolsonaro é réu no inquérito que investiga uma conspiração para impedir o resultado das eleições de 2022 e a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A Procuradoria-Geral da República acusa o ex-presidente de liderar essa articulação, e o caso está sendo analisado pelo Supremo. Uma das medidas restritivas é o confisco do passaporte e a proibição de saída do país.
Lindbergh Farias alega que a tentativa de Tarcísio de interferir no processo judicial configura obstrução da Justiça, visto que facilitaria uma possível fuga do ex-presidente.
“Na prática, Tarcísio não só manifestou a chantagem — ele agiu para concretizá-la. Mesmo sem formalizar o pedido, o contato com a Corte demonstra intenção de violar a lei, pressionar o Supremo e enfraquecer o processo penal em andamento. Com isso, teria aceitado conscientemente participar de um esquema ilegal para facilitar a fuga de Bolsonaro e minar a autoridade do Supremo Tribunal Federal”, afirma trecho da ação enviada à Corte na última sexta-feira.
A imposição da tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros foi justificada pelo presidente Trump citando a investigação da trama golpista como um dos motivos, chamando o julgamento de “perseguição política”.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) havia mencionado a possibilidade de permitir que Bolsonaro viajasse para negociar com Trump, durante discurso no Senado na quinta-feira.
“Caso o presidente Lula não consiga resolver a situação, ele poderia solicitar ao ministro Alexandre de Moraes que devolvesse o passaporte do Bolsonaro, para que ele pudesse ir aos EUA conduzir a negociação”, declarou Flávio Bolsonaro.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login