Conecte Conosco

Notícias Recentes

pt defende deputado renato freitas após confusão em curitiba, direita exige cassação

Publicado

em

Líderes do PT e de outras siglas de esquerda manifestaram apoio a Renato Freitas (PT-PR) após o deputado estadual se envolver em uma altercação em via pública em Curitiba, na quarta-feira.

Renato Freitas afirmou que agiu em legítima defesa diante de ofensas racistas e ideológicas proferidas por outro homem, que não teve a identidade revelada. O episódio, que viralizou nas redes sociais, motivou pedidos por parte da oposição para a cassação do parlamentar, sob acusação de quebra de decoro.

Edinho Silva, presidente nacional do PT, declarou apoio integral a Renato Freitas e o reconheceu como uma liderança importante no combate ao racismo, pela igualdade, democracia e direitos humanos. Ele qualificou o ataque sofrido pelo deputado como algo inadmissível e criminoso.

A disputa ganhou caráter político com provocações de grupos conservadores, como o Movimento Brasil Livre (MBL), e membros da direita do Paraná. Entre os críticos, o vereador Guilherme Kilter (Novo) e o deputado Ricardo Arruda (PL) solicitaram a cassação do deputado.

Ricardo Arruda declarou nas redes sociais que o comportamento de Renato Freitas na rua é inaceitável para um representante do povo paranaense e afirmou que pedirá formalmente sua cassação na Comissão de Ética, ressaltando a necessidade de evitar que a política se transforme em desordem.

Nas imagens divulgadas, Renato Freitas, vestido com camisa amarela, discute com um indivíduo de roupa preta, acompanhado por um assessor de azul. O deputado pede que o homem se afaste, mas acaba empurrando-o e recebendo um golpe no rosto. No desenrolar da briga, o deputado desferiu chutes que provocaram uma resposta agressiva do outro homem. Em um vídeo extraído de dentro de um carro, ouve-se uma provocação contra o parlamentar. O confronto só foi interrompido com a intervenção de terceiros.

A emissora RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, informou que o deputado sofreu fratura no nariz e foi atendido em unidade de saúde.

Aliados do deputado compartilharam imagens do confronto e reforçaram a narrativa do parlamentar como vítima. O deputado federal Josias Gomes (PT-BA) condenou os ataques racistas e a violência sofrida por Renato Freitas, ressaltando que ocorreu no dia anterior ao Dia da Consciência Negra.

André Janones (Avante-MG) publicou um vídeo mostrando momentos prévios à confusão e considerou que o deputado reagiu a agressões injustificadas, classificando o agressor de forma contundente. Anunciou ainda a intenção de apresentar um projeto de lei para reduzir penas para vítimas que se defendem de racismo, argumentando que o racismo é uma forma de violência que pode gerar reação.

Deputado fala sobre racismo e humilhação

Em vídeo nas redes sociais, Renato Freitas disse que se envolveu na confusão motivado por situações de humilhação, racismo, injúria e agressão.

Ele ressaltou que aprendeu a não se calar diante dessas ofensas e que não se orgulha da briga, mas que enfrentou o homem devido a uma provocação. Segundo relatou, ele e uma amiga negra foram alvo de uma manobra agressiva de um motorista que queria destacar seu poder, o que desencadeou a situação.

O deputado afirmou que o homem começou a xingá-lo, desceu do carro e iniciou provocações e agressões. Conforme a versão do parlamentar, o agressor o perseguiu enquanto registrava o ocorrido em vídeo para obter visualizações.

“Isso é Curitiba. Para seguir vivo por aqui, é preciso resistir”, ressaltou Renato Freitas.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados