Notícias Recentes
PT não descartaria aliança com PSB para apoiar Raquel Lyra
Aliados do prefeito de Recife, João Campos (PSB), acreditam que o PT provavelmente não romperia a aliança nacional com o PSB para apoiar a governadora Raquel Lyra (PSD) numa eventual disputa pelo governo de Pernambuco neste ano.
Essa avaliação surge depois que alguns deputados estaduais do PT sugeriram que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderia optar por uma estratégia com palanques duplos no estado onde nasceu. O diretório do PT em Pernambuco, entretanto, esclarece que nenhuma decisão oficial foi tomada e que as declarações recentes são manifestações pessoais.
João Campos preside o PSB nacionalmente e seu partido apoia a reeleição de Lula. Por sua vez, Raquel Lyra, que migrou do PSDB para o PSD, busca se aproximar do governo federal e conta com o incentivo de figuras importantes do PT, como o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Aliados de Campos ressaltam que a aliança nacional entre PT e PSB está firme em candidaturas em vários estados. Um interlocutor do prefeito ressalta que essa parceria não seria facilmente abandonada, especialmente porque Raquel Lyra já demonstrou resistência a agendas com o presidente Lula e possui aproximações com o bolsonarismo.
A opção por palanques duplos é defendida pelo deputado estadual João Paulo, líder do PT na Assembleia de Pernambuco, que acredita que isso daria maior alcance à campanha de Lula no estado, especialmente no interior, beneficiando a votação do PT no Nordeste e ajudando na eleição de Lula e do Congresso.
Outro deputado estadual, ex-presidente do PT em Pernambuco, Doriel Barros, também defende o diálogo aberto e um palanque duplo para ampliar votos para Lula.
Posições pessoais e debates internos
A direção estadual do PT enfatiza que o debate ainda está em fase inicial e que as opiniões atuais refletem pensamentos individuais, não a posição definitiva do partido. O presidente estadual do PT, Carlos Veras, destaca que a decisão ocorrerá somente após debate coletivo e alinhamento com a direção nacional, focando na reeleição de Lula e Humberto Costa e na ampliação das bancadas legislativas.
O senador Humberto Costa considera qualquer discussão nesse momento como prematura, mas confia que, quando houver decisão, o partido atuará unido.
Disputa pelo apoio de Lula em Pernambuco
Em Pernambuco, a disputa pelo apoio de Lula se desenha entre Raquel Lyra e João Campos. Em agosto, João Campos aproveitou compromissos ausentes de Lula para se posicionar como aliado próximo do presidente, buscando enfraquecer a ideia de palanque duplo.
Por outro lado, Raquel Lyra também demonstrou laços com o Planalto, com sua filiação ao PSD tendo a presença de ministros próximos a Lula e outras autoridades governistas, fortalecendo sua base.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login