Conecte Conosco

Mundo

Putin alerta sobre aumento militar na Europa e promete reação firme

Publicado

em

O presidente russo Vladimir Putin declarou nesta quinta-feira (2) que a Rússia está observando atentamente o crescimento das forças militares na Europa e garantiu uma resposta firme a essas ameaças. Essa afirmação foi feita no contexto do aumento dos gastos em defesa por países europeus devido à ofensiva russa na Ucrânia.

Putin ressaltou que a resposta do seu país será enérgica, mas afirmou que a Rússia não busca iniciar conflitos bélicos. Ele destacou a responsabilização da Europa por dificultar a resolução da guerra na Ucrânia e pela contínua escalada do confronto.

Segundo Putin, o conflito atual tem raízes em tentativas unilaterais de impor modelos exclusivos de segurança logo após o fim da Guerra Fria. Essa postura teria sido a causa principal não apenas do conflito na Ucrânia, mas também de outras tensões globais recentes. Ele defendeu a necessidade de um mundo multipolar para equilibrar o poder em relação ao Ocidente.

Putin comentou ainda a relação entre Rússia e Estados Unidos, mencionando que embora existam discordâncias normais entre grandes potências, a administração Trump adotava uma política racional focada nos interesses do seu país. Porém, ele alertou que o fornecimento de mísseis americanos de longo alcance Tomahawk para a Ucrânia poderia provocar uma nova escalada de tensão, pois o uso desses armamentos exigiria a participação direta dos militares dos EUA.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados