Mundo
Putin busca mais que Ucrânia, alerta chanceler alemão

A conquista da Ucrânia pode ser apenas o início dos planos do presidente russo Vladimir Putin, alertou o chanceler alemão Friedrich Merz nesta segunda-feira (8). Segundo ele, a Rússia intensifica ações híbridas contra a Alemanha, tornando-se cada vez mais agressiva.
Merz fez este alerta enquanto destaca a prioridade da Europa em rearmar-se para enfrentar a ameaça russa, especialmente com a diminuição do apoio americano após a eleição de Donald Trump.
Durante a conferência anual que reúne os embaixadores alemães, Merz afirmou que o plano imperialista do líder russo não se encerraria com a Ucrânia, mas seria apenas o começo da sua expansão territorial.
O chanceler alemão denunciou os ataques híbridos diários e agressivos contra infraestruturas do país, assim como as provocações russas no Mar do Norte e no Mar Báltico. Segundo ele, Rússia e China tentam estender suas áreas de influência no sudeste da Europa.
Merz destacou que há um novo conflito fundamental entre democracias liberais e um grupo de governos autoritários, e que o que antes era conhecido como ordem mundial liberal enfrenta desafios em diversas frentes.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login