Mundo
Putin destaca coragem dos soldados norte-coreanos em carta a Kim Jong Un

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, expressou seu reconhecimento às tropas da Coreia do Norte enviadas para atuar na Ucrânia, qualificando-as como “valentes” em uma correspondência dirigida ao líder Kim Jong Un, segundo informações divulgadas pela mídia estatal norte-coreana nesta sexta-feira.
Na carta, em comemoração ao aniversário da libertação da Coreia do domínio japonês, Putin recordou a colaboração entre as forças do Exército Vermelho soviético e os militares norte-coreanos durante a luta para pôr fim à ocupação colonial.
“Os laços de amizade, apoio e ajuda mútua forjados no período da guerra permanecem fortes e confiáveis até os dias atuais”, afirmou o presidente russo no comunicado divulgado pela imprensa oficial da Coreia do Norte.
Segundo a agência de notícias norte-coreana KCNA, Putin destacou que “a bravura dos soldados norte-coreanos foi claramente demonstrada na libertação da região de Kursk dos ocupantes ucranianos”.
“O povo russo manterá para sempre a lembrança de sua valentia e sacrifício”, acrescenta a carta.
Nos últimos anos, Rússia e Coreia do Norte têm estreitado seus laços, tendo firmado um tratado de defesa mútua em 2024, ano em que Putin visitou Pyongyang.
Em abril, a Coreia do Norte confirmou oficialmente o envio de um contingente militar para apoiar as forças russas no conflito na Ucrânia.
Agências de inteligência da Coreia do Sul e do Ocidente estimam que mais de 10.000 soldados norte-coreanos atuaram na região russa de Kursk em 2024, junto com apoio de artilharia, mísseis e sistemas avançados de foguetes.
Dados de Seul indicam que quase 600 militares da Coreia do Norte perderam a vida e milhares ficaram feridos nessa guerra.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login