Conecte Conosco

Mundo

Putin destaca laços fortes entre Rússia e China

Publicado

em

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta terça-feira (2) ao presidente da China, Xi Jinping, que a relação entre os dois países está em um patamar inédito, durante um encontro em Pequim.

Após participar da cúpula da Organização para Cooperação de Xangai (OCX) no domingo e segunda-feira, convocada por Xi, Putin acompanhará na quarta-feira uma grande parada militar na capital chinesa, ao lado de diversos líderes globais, incluindo o norte-coreano Kim Jong Un.

“Nossa comunicação próxima reflete a importância estratégica da relação entre Rússia e China, que está em um nível sem precedentes”, disse Putin a Xi em declarações transmitidas ao vivo.

China e Rússia lembram a OCX, que representa quase metade da população mundial e 23,5% do PIB global, como uma opção ao bloco da OTAN.

A parada militar de quarta-feira comemorará os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial e contará com mais de vinte líderes mundiais presentes.

Críticas ao Ocidente

Xi Jinping e Vladimir Putin criticaram países ocidentais durante a reunião da OCX. O líder chinês condenou fortemente o “comportamento intimidador” de algumas nações, referindo-se indiretamente aos Estados Unidos. O presidente russo defendeu a ação militar de seu país na Ucrânia, responsabilizando o Ocidente pelo conflito iniciado há quase quatro anos, que causou inúmeras perdas humanas.

“A relação entre China e Rússia resistiu às mudanças globais”, disse Xi para Putin. Destacou a disposição de Pequim para trabalhar com Moscou na criação de um sistema internacional de governança mais justo e equilibrado.

Pouco antes da ofensiva russa na Ucrânia em fevereiro de 2022, China e Rússia firmaram uma parceria ilimitada, intensificando laços militares e econômicos que preocupam o Ocidente desde então.

A China não condenou a guerra russa nem exigiu retirada das tropas, levando aliados da Ucrânia a supor um apoio implícito de Pequim a Moscou.

China se declara neutra, frequentemente solicitando o fim das hostilidades e acusando países ocidentais de prolongar o conflito ao fornecer armamentos à Ucrânia.

Os líderes mantêm comunicação frequente; no mês passado, Xi expressou satisfação pelo avanço nas relações entre Moscou e Washington.

Em maio, Xi Jinping visitou a capital russa para participar das comemorações do dia 9 de maio, que celebra a derrota nazista na Segunda Guerra Mundial.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados