Mundo
Putin encontra assessor de segurança nacional da Índia após aumento de tarifa por Trump

Vladimir Putin, presidente da Rússia, recebeu nesta quinta-feira (7) o assessor de Segurança Nacional da Índia, poucos dias após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar um aumento de tarifas sobre produtos indianos.
Trump aplicou uma tarifa adicional de 25% sobre as mercadorias importadas da Índia, que passará a valer em três semanas. Essa medida visa pressionar a Rússia, limitando suas relações comerciais diante do conflito na Ucrânia.
Putin recebeu no Kremlin o assessor Ajit Doval, representante do primeiro-ministro indiano Narendra Modi, conforme informado pela presidência russa em nota oficial.
Ajit Doval chegou em Moscou na noite de terça-feira, segundo divulgação da imprensa local. Vale lembrar que a Índia é a segunda maior compradora de petróleo russo, atrás apenas da China.
A economia russa depende fortemente da venda de hidrocarbonetos, principais fontes de receita que financiam suas operações militares na Ucrânia desde 2022. Os Estados Unidos, por outro lado, são o maior parceiro comercial da Índia, que exportou mercadorias no valor de 87,4 bilhões de dólares para os americanos.
Antes do encontro com Putin, Ajit Doval também se reuniu com o secretário do Conselho de Segurança russo, Sergei Shoigu. A visita do assessor indiano ocorreu paralelamente à do enviado americano Steve Witkoff, que se encontrou com o presidente russo na quarta-feira.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login